Civilizações
Política do Egito
A história política do Egito antigo é tradicionalmente dividida em 3 grandes períodos: Antigo Império, Médio Império e Novo Império. Além desses três grandes períodos, temos o Pré-Dinástico (período de formação do Estado) e dois períodos intermediários, que ocorreram entre o Antigo e o Médio Império e entre o Médio e o Império e entre o Médio e o Novo Império.
Por volta do IV milênio a.C., os egípcios estavam organizados em nomos: pequenos estados que tinham um chefe independente. A unificação dos nomos teria ocorrido por volta de 3000 a.C., período em que se consolidava uma economia agrícola, a escrita evoluía e a técnica com metais (cobre e ouro), cerâmica e tecelagem avançava. Começava assim o período conhecido como Antigo Império.
O Antigo Império (2780 a 2200)
Durante o Antigo Império foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período ainda as grandes pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.
As pirâmides eram túmulos dos faraós. Para o seu interior era levada grande quantidade de objetos que pertenciam ao soberano, como móveis, jóias e outros objetos preciosos.
Durante o Antigo Império, o faraó conquistou amplos poderes. Isso acabou gerando alguns conflitos: os grandes proprietários de terra e os chefes dos diversos nomos não