resumo do filme escola da vida
O filme escola da vida foi lançado no ano de 2005 pelo diretor William Dear é um filme canadense-americano ,de acordo com as pesquisas não aconteceu nenhum fator histórico no ano do filme para que o autor tomasse a iniciativa de desenvolver o projeto , mas como a educação na escola é um tema que desde os primórdios de sua existência é sempre discutido, o autor deixa a proposta dos professores inovarem no modelo de ensino pedagógico atual, moderno e eficaz.
Contexto filosófico
O filme é uma obra, que nos leva a refletir, buscando meios para tornar o ensino mais produtivo e embasado. Devemos fazer com que o aluno não seja somente um reprodutor do conhecimento, mas ele deve ser um produtor e construtor de saberes. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas, deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
Contexto Social
Como se pôde observar, o filme Escola da vida é permeado de elementos pertinentes ao ramo da educação, fazendo alusão aos métodos e comportamentos encontrados nas instituições escolares, pois faz ampla referência à pelo menos duas tendências pedagógicas de ensino utilizadas pelos professores. Por exemplo, vê-se em primeiro lugar a tendência Tradicional defendida pelo dogmático professor Matt, tradicional em suas concepções e tendências pedagógicas. Em segundo lugar, vê-se, em contraposição à visão anterior, a tendência Liberal Renovadora Progressiva defendida pelo professor Senhor D. Com isso, a atitude do Senhor D, contrária a pedagogia tradicional, é de procurar expandir o conhecimento dos alunos partindo do que eles já estão em contato e dando a oportunidade da participação dos alunos.
Contexto Literário
Já dizia Paulo Freire : ‘’ Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’’ E era examente isso que o senhor D fazia criava