Sistemas de Arquivos
Aluna: Laís Machado de Oliveira Prontuário: 1161245
Sistemas Operacionais – A1SO1 – Prof. Eduardo
Sistemas de Arquivos
1) Qual é a diferença entre o diretório e o arquivo?
R: É uma sequência de informações binárias. Basicamente, é onde os dados são guardados. O arquivo é registrado no disco rígido e, em se tratando do sistema operacional Windows, ele sempre terá uma extensão, que é um meio para reconhecer o tipo de programa com o qual este arquivo pode ser aberto. Diretório é uma estrutura utilizada para organizar arquivos, geralmente, uma pasta. 2) Cite e explique uma informação que você já viu em um sistema de diretórios (que não existe no resumo)
É possível que seja encontrado o sistema de permissão. Este sistema mostra quais são as realizações possíveis que podem ser efetuadas com o conteúdo do diretório e arquivos, como modificação e leitura.
3) No caso de diretórios, qual é a diferença entre implementação em nível único e em vários níveis (hierárquico)?
A implementação em nível único é mais simples, o diretório será uma lista de todos os arquivos contidos naquele volume. Não há nenhum tipo de hierarquia e não é muito indicado no caso de sistemas que possuam usuários interativos, pois podem ocorrer, com freqüência, conflitos e dificuldades para encontrar o arquivo. Já na implementação em vários níveis são criadas estruturas que permitem a criação de árvores de diretório. Estas estruturas estão todas subordinadas à estrutura raiz, que pode ser por volume, no caso do Windows, ou única. A maior parte dos sistemas operacionais atuais são organizados dessa forma.
4) Explique por que é necessária a gerência de espaço em disco.
O espaço livre em disco pode ser gerenciado de duas formas básicas: através de uma lista encadeada ou a criação de um bitmap. A lista encadeada pode ocupar diversos blocos, que aponta para os blocos livres do disco.