Sistema de arquivos
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
SISTEMAS DE ARQUIVOS EM LINUX
ALUNOS
ERICK VINICIUS
PATRYCK AUGUSTO
MURILO OLIVEIRA
WILDERSON NONATO
SERGIO
SUMÁRIO
1. CAPITULO DE INTRODUÇÃO 3
2. SISTEMAS DE ARQUIVOS EXT 4
2.1. EXT2 5
2.2. EXT3 7
2.3 EXT4 10
3. SISTEMAS DE ARQUIVOS XFS 13
4. REISERFS 14
5. CONCLUSAO 18
6. REFERENCIA 19
1. CAPÍTULO DE INTRODUÇÃO
Um sistema de arquivos é o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou partição, ou seja, a forma pela qual os arquivos estão organizados em um disco. A expressão também é utilizada para se referenciar a uma partição ou disco que seja usado para armazenar os arquivos ou outros tipos de sistemas de arquivos. Alguém pode dizer “eu tenho dois sistemas de arquivos” significando que tem duas partições nas quais armazena arquivos ou “aquela pessoa está usando o sistema de arquivo estendido”, exemplificando o tipo do sistema de arquivo.
A diferença entre um disco ou partição e um sistema de arquivos é bastante significativa. Poucos programas (inclusive os programas que criam sistemas de arquivos) operam diretamente em setores não inicializados de um disco ou partição, e caso exista um sistema de arquivos ele será destruído ou danificado seriamente. A maioria dos programas trabalham em um sistema de arquivos e não funcionam em uma partição que não contenha um (ou que contenha um de tipo errado).
Antes de uma partição ou disco ser usado como um sistema de arquivos ele necessita ser inicializado, e a estrutura básica de dados necessita ser gravada no disco. Este processo é chamado criação de um sistema de arquivos.
Diversos são os sistemas de arquivos utilizados pelo LINUX:
Ext2FS, Ext3FS, Ext4FS, Xia;
CFS, TCFS, VFS, GFV, NFS, HPFS, SYSV;
ReiserFS; JFS (IBM);etc...
2. SISTEMA DE AQUIVOS EXT
O primeiro sistema de arquivos estendido (ext) foi projetado por Remy Card e