citricultura no sudeste do brasil
O Brasil é um dos maiores produtores de citros do mundo, com isso somos responsáveis por metade do suco de laranja que pessoas do mundo todo consomem. Esse setor gera milhares de empregos em todo o sudeste, com centros de citricultura, escolas técnicas e várias empresas, a maioria concentrada no estado de São Paulo, de onde sai mais de 80% da produção nacional.
“A área de citros é a segunda maior em relação às outras frutas, perdendo apenas para a produção de banana (10,2 milhões de ha). Entre os produtos cítricos, a área de laranja representa cerca de 55%, o que consolida essa cultura como a principal na citricultura.”(NEVES, F. M., et al.)
No Brasil, são quase 165 milhões de árvores produzindo laranja, e sua tecnologia vem aumentando cada vez mais; hoje, grande parte dos pomares, já conta com irrigação e o melhor acompanhamento técnico, mas com isso houve também o surgimento de algumas pragas e doenças, que vem preocupando especialistas no assunto. A doença mais preocupante ultimamente tem sido o Greening (O nome da doença está associado ao fato dos frutos das plantas doentes apresentarem manchas de coloração verde, mesmo após o período de maturação.) que avança rapidamente.
● Recomendações Técnicas:
- Clima: o clima exerce grande influencia no desenvolvimento do citros, desde a longevidade das plantas, a qualidade dos frutos, essa cultura se adapta mais facilmente a um clima ameno. Os frutos produzidos em um clima mais frio apresentam características um pouco diferentes, como melhor coloração da casca e da polpa e teores de açucares e ácidos mais elevados. No clima mais quente os frutos são menos coloridos, mas seu fruto é mais doce.
- Solo: o citros não é muito exigente quanto ao solo, se adapta muito bem tanto em solos arenosos, quanto em solos argilosos, portanto os mais indicados são os areno-argilosos. Os citros não se adaptam a solos impermeáveis.
- Preparo do Solo: o cultivo com o arado não é comum, mas, ao