PROCESSO GERAL DE PLANEJAMENTO – FRUTOS IN NATURA E EXPORTAÇÃO
Processo geral de planejamento – Frutos in natura e exportação
Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Agropecuário do Curso de Agronomia da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás como requisito para avaliação total sob a orientação da Profª. Valécia.
UEG – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PALMEIRAS DE GOIÁS
PALMEIRAS DE GOIÁS – SETEMBRO/2014
a) Dados das Propriedades
Os pomares que serão avaliados no município de Palmeiras de Goiás - GO estão localizados na região conhecida como Vale do Camarão. Os três pomares em estudos são cultivados com laranja “Pêra-Rio” tendo como porta-enxerto “Limão-Cravo”.
Os pomares apresentam idade que variam de 4 a 20 anos. A fazenda 1 tem coordenadas geográficas S 16° 45.489’ W 50° 00.881’ e elevação de 644 metros; A fazenda 2 S 16° 44.432’ W 50° 03.887’ e elevação de 667 metros; e a fazenda 3 S 17° 47.14’ W 50° 00.189’ e elevação de 623 metros.
b) Objetivo
Este trabalho pretende realizar um levantamento morfológico e classificar a fruta produzida em relação aos padrões estabelecidos pelo CEAGESP. Com essas informações, além de termos um perfil da citricultura na região mencionada traçaremos também um planejamento para que se possa ter frutos de maior qualidade visando assim a o mercado in natura e também a exportação dos mesmos.
c) Justificativa
A citricultura no Estado de Goiás vem crescendo a cada ano. Em função das características climáticas da região a produção e qualidade da fruta produzida apresenta qualidade principalmente para o mercado de fruta fresca. Embora a citricultura nacional esteja consolidada no Estado de São Paulo, o qual juntamente com a Florida (EUA) dominam a oferta mundial (MENDES, 2011), outros Estados como Sergipe e Bahia; Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais já apresentam potencial para suprir o abastecimento local com produção própria. O Estado de Goiás assim como os citados anteriormente tem apresentado produções capazes de