desenho técnico
A evolução do desenho técnico é cheia de transformações e mudanças na forma que era desenhada antes e depois do computador. Desde a pré-história já havia incidências de desenhos feitos nas rochas de caverna, que eram chamadas de pinturas rupestres.
Já na Idade Média ocorreu o pico dos artistas que foi no período clássico e no período do Renascimento. Nessa época vários artistas se destacaram como Leonardo da Vinci e outros.
Somente no séc. XVIII Gaspar Monge sistematizou a representação de objetos de caráter espacial.Admite que o espaço é subdividido através de dois pontos ortogonais e que sobre eles são definidas as projeções.Este conceito é ainda a base do desenho técnico como hoje é praticado.
Os instrumentos de traçado evoluíram consideravelmente, desde o registro manual ao obtido através de sistemas gráficos computacionais. As capacidades inerentes a estes sistemas permitem a obtenção rápida de desenhos.
Esta pesquisa irá mostrar toda a evolução do desenho, desde a pré-história ao AUTOCAD (desenho assistido por computador).
1. Desenho na pré-história
Na pré-história o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita. Não que o homem tenha aprendido a desenhar antes de falar, porque isso é praticamente impossível de determinar uma vez que a linguagem falada não deixa marcas em paredes como as pinturas rupestres. Mas é inegável que a expressão por meio de pinturas facilitou a comunicação para aqueles povos.
Na antiguidade o desenho ganha status sagrados, principalmente no Egito, onde é usado para decorar tumbas e templos. Tanto é que, para os antigos egípcios uma grave condenação para alguém após a morte é ter raspados todos os desenhos e inscrições de sua tumba. Mesopotâmicos, Chineses e povos do continente Americano desenvolveram cada qual um sistema diferente de desenhar, com significados próprios e que caracterizaram cada população. Da mesma