Citologia
O núcleo é componente celular que abriga os genes. Estes constituem o material genético que codifica a síntese proteica e ''programa'' a atividade celular. Por isso o núcleo é considerado portador de fatores hereditários e o controlador das atividades metabólicas da célula.
Estrutura do Núcleo
A estrutura nuclear varia conforme a célula esteja ou não em divisão. Assim, consideraremos inicialmente, uma célula em interfase, isto é, uma célula que não está se dividindo. A interfase compreende o espaço de tempo existente entre duas divisões celulares sucessivas. Nesse período, o núcleo é denominado interfásico.
O núcleo interfásico apresenta os seguintes componentes: carioeta, cariolinfa, cromatina e nucléolo.
Carioteca. Também chamada de cariomembrana, essa estrutura envolve o conteúdo nuclear e é formada por duas membranas lipoprotéicas-lamela interna e lamela externa-, entre as quais existe um espaço dominado perinuclear.
A carioteca é dotada de numerosos poros- os annullis-, que permitem a comunicação entre o material nuclear e o citoplasma. Através desses poros ocorre o intercâmbio de substâncias diversas entre o núcleo e o citoplasma, inclusive macromoléculas. De maneira geral quanto maior a atividade celular, maior é o número de poros de carioteca.
Cariolinfa. Conhecida também como nucleoplasma ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas, que preenchem o núcleo celular.
Cromatina : complexo de DNA e proteínas(que juntas denomina-se cromossoma) que se encontra no núcleo das células eucarióticas.
Conhecem-se dois tipos de cromatinas:
Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas e enzimas.
Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular. Podem ainda distinguir-se dois tipos de heterocromatina:
Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como proteínas e que se encontra localizada à