Citologia e Genética
Biologia
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL
DISCIPLINA: BIOLOGIA Prof. Sílvio
3º colegial
Matéria da Prova: - CITOLOGIA - GENÉTICA
1ª) “O código genético é um quebra-cabeça fascinante”. Explique a síntese de proteínas desde a transcrição do DNA até a tradução nos ribossomos, para tal parta da seguinte seqüência de uma fita de DNA ativado: AAATTACGCGATTTAATTCGCTCAATT.
No núcleo da célula há o DNA. De duas fitas de DNA, 1 está ativada, então a enzima RNA polimerase percorre a fita até encontrar a trinca TAC, a qual é a primeira a ser lida. A enzima então faz a transcrição para a formação Fo RNAm.
Quando formada, a fita única do RNAm sai do núcleo e vai para a o citoplasma no ribossomo.
No ribossomo é feita a tradução (aminoácido para proteína) e a verificação (anticódon) através das pontes de hidrogênio. O tamanho da proteína é delimitado pelo códon de parada (existem 3).
2ª) Descreva e explique resumidamente os processos: fermentação, respiração aeróbica e fotossíntese (fase clara e escura).
- A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia. Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos. A fermentação é sempre iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos. Uma enzima é um catalisador natural que provoca uma mudança química sem ser afetado por isto.
- As etapas da respiração aeróbica são: GLICOLISE (quebra da glicose) - CICLO DE KREBS - CADEIA RESPIRATORIA
Glicolíse: é o conjunto de reações iniciais da degradação da glicose, semelhantes em todos os tipos de fermentação e na respiração aeróbia. Tem início com a activação da glicose, que recebe dois grupos fosfato, fornecidos pelo ATP, que se transforma em ADP
Ciclo de