Citologia e genética
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Citologia e Genética
Prof.
Bauru
2015
Sumário
1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 3
2.1 Microscopia 3
2.2 Diferenças entre células animais e vegetais 3
2.3 Mitose e meiose 4
2.4 DNA - estrutura e função 5
3. CONCLUSÃO GERAL 6
4. REFERÊNCIAS: 7
4.1 Sites: 7
4.2 Bibliografia: 7
5. ANEXOS: 8
1. RESUMO
Nas aulas práticas em laboratório, iniciamos com o contato com o microscópio, conhecendo todas suas partes e para que funcionam e apendemos a utilizar esses recurso e também como é formada a imagem que é refletida pelo microscópio.
Após ter amplo conhecimento sobre o microscópio observamos células animais e vegetais e identificamos as suas diferenças. Também vimos todos os processos de fases celulares, e aprendemos a identifica-los.
Aprendemos a fazer a extração de DNA e também como identificar o tipo sanguíneo ABO, fazendo todo o processo, e entendendo suas partes, para chegar ao resultado final.
2. INTRODUÇÃO
2.1 Microscopia
Ciência que estuda os métodos e as aplicações em que se usa o Microscópio para observação de objetos com dimensões inferiores ao limite de resolução do olho humano, que tem resolução entre 0,1 e 0,2 mm, ou seja, abaixo desse valor, não é possível enxergar os objetos sem auxilio de instrumentos, tornando a microscopia dependente de instrumentos.
Esses instrumentos são classificados pela função do número de sistemas de lentes, tendo o Microscópio simples ou lupa que possui apenas uma lente ou um sistema de lentes centradas, e o Microscópio Composto que possui dois sistemas de lentes centradas, ocular e objetiva, para produzir uma imagem ampliada. Também são classificados por função do princípio de iluminação que utiliza as divisões Fotónico e Electrónico.
O microscópio surgiu na antiguidade clássica com a lente de vidro simples, a invenção é discutível, mas em 1590 os irmãos Franz, Johan e Zacarias Janssen, compuseram um artefato rudimentar com um sistema de lentes que