Cite Alguns Institutos Existentes No Direito Civil Romano
Das coisas : Segundo Moreira Alves , há duas acepções para o termo “ coisa “ :vulgar , onde seria tudo oque existe na natureza , ou que a inteligência do homem é capaz de conceber a jurídica na qual coisa é um objeto de direito patrimonial . O direito se ve dividido em várias situações “táticas “, baseadas em critérios diferenciados já tendo sido pensado pelos romanos .
Da posse :
Após diversas confusões e desentendimentos sob as propriedades e as posse s entre os romanos houve a criação entre os mesmos da Teoria da posse . A ideia vem de uma das mais árduas e complicadas investigações históricas dos pesquisadores do direito ao longo da humanidade .Várias são as teorias imaginadas para explicar a diferenciação entre posse e propriedade do direito romano , o elo mais forte que rodeia o assunto defende que a posse se deu em Roma , como uma consequência do direito de clientela , patricios faziam concessões de terras aos seus clientes , dando lhes posse e a propriedade .
Da propriedade :
Podendo ser conceituada como o pleno poder sobre a coisa . A propriedade é um direito real , absoluto e exclusivo e irrevogável , sendo assim o poder mais amplo que o sujeito pode exercer sobre a coisa , a perfeita relação de subordinação de um bem a um particular .Alguns um tanto especificos como limitação da altura de edifícios e a tolerancia de navegação em seus rios
Da falência:
Neste caso o devedor literalmente penhora o corpo quando não há o cumprimento , não há intevenção do estado , pois era resolvido com as próprias mãos dos credores .
Do Casamento:
No casamento a mulher é sujeita a forte autoridade do marido , sendo tratada como uma propriedade renunciando a seus costumes , crenças patrimônio para adentrar a familia do marido
Do divórcio Acontece diante o consentimento recíproco ; em caso contrario havia o