citação
Devido ao surgimento de novas técnicas, novas classes e novos costumes, diversas mudanças ocorreram no mundo, afetando civilizações, transformando hábitos que para algumas gerações pareciam intocáveis.
No texto “ A Origem do pensamento grego” de Jean- Pierre, assim como no texto “ Artífices” de Richard Snett, é possível visualizar uma intertextualidade entre eles em relação a pequenas coisas que foram responsáveis por uma mudança na sociedade, tanto em hábitos como em atitudes. “Ora, contrariamente a todos outros “poderes”, a riqueza não comporta limites: nada há nela que possa marcar termo, limitá-la, realizá-la totalmente. A essência da riqueza é o descomedimento” ( Jean Pierre, 2001, p.59) . Através dessa pequena citação, nota- se a importância de se obter a riqueza e como ela possui uma importância na construção de certos valores. No início de seu texto, Jean- Pierre diz a respeito da religião e sua contribuição na sociedade de diversas formas, mas ao decorrer do mesmo, ele vem explicando como o capital e a ânsia pela riqueza, podem mudar pessoas e suas virtudes, como ele vem citando em outro trecho que “A riqueza, substitui todos os valores aristocráticos: casamento, honras, privilégios, reputação, poder, tudo pode obter”. Isso diz respeito, ao fato de que certos costumes passaram a perder os valores que possuíam, no momento em que a riqueza, passou a fazer parte desse meio, passou a ter papel significativo.
Agora, no texto de Richard Senett, encontramos uma mudança num aspecto mais social, que serviu para mudar tradições e a forma com a qual o homem vivia ou se organizava socialmente. Em um trecho ele diz, “Mais do que faria um simples técnico, o artífice civilizador utilizou ferramentas para um bem coletivo, o de pôr fim à vida nômade dos homens, como caçadores- coletores ou guerreiros desenraizados” (Senett,2001, p.31). O artífice não só serviu como uma forma de trabalho, mas sim como uma maneira de transformar certos