Citação de Karl Marx
Vivemos em uma sociedade capitalista que valoriza o capital, o consumo, a produção exagerada de mais-valia, e essa valorização afeta diretamente os trabalhadores, que acabam vendendo a sua força de trabalho por um valor inferior ao que ela realmente vale para consegui sobreviver em uma sociedade que só valoriza quem possui dinheiro e quem pode consumir, e com a inserção das máquinas e da tecnologia no âmbito das industrias, essa super valorização da mais-valia só se intensifica cada dia mais.
E com o passar dos anos, foi se intensificando a exploração da força de trabalho, ou seja, com a inserção das máquinas e da tecnologia no âmbito das industrias, ocorreu o que Marx vai chamar de substituição do “trabalho vivo pelo trabalho morto”, o que gerou uma total precarização do trabalho. Sabemos que os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para sobreviver por um valor muito menor do que ela realmente vale, só que com o advento das maquinas, esse valor caiu ainda mais.
A inserção da tecnologia, trouxe inúmero benefícios para os capitalistas porque aumentou o numero de peças produzidas e diminuiu o tempo de produção e consequentemente aumentou o lucro, aumentou a produção de mais-valia. Mais até que ponto essa inserção de máquinas foi bom para os trabalhadores? Afinal, antes eles eram responsáveis por todo o processo de produção, eles confeccionavam as peças de forma integral e com a inserção da tecnologia, cada trabalhador fica responsável por manusear uma máquina e uma parte da produção. Como exemplo do que acabamos de citar podemos colocar a seguinte situação: um trabalhador que antes era responsável por fazer uma caça Jeans de forma manual, agora é responsável apenas por manusear a maquina que irá pregar o botão da calça, o que gera a precarização e alienação do trabalho.
Outro fator que podemos citar como consequência dessa inserção da