Transcrição de dados
Henrique da Silva Vilas Boas
Ambiguidade nas Músicas da MPB
Teixeira de Freitas - Bahia
2013
Henrique da Silva Vilas Boas
Ambiguidade nas Músicas da MPB
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências do componente Significação e Contexto do curso de Letras Vernáculas.
Orientadora: Prof.ª Me. Aline Maria dos Santos Pereira
Teixeira de Freitas- Bahia
Junho de 2013
1. Introdução
Esta pesquisa tem por principal objetivo identificar e analisar o fenômeno linguístico da ambiguidade em músicas do estilo MPB. O foco deste trabalho é a ambiguidade lexical e os fatores que influenciam a sua significação no contexto analisado. Como embasamento utilizou-se os autores João de Almeida (1990) e Rodolfo Ilari (1997, 2011), onde os dois vão discorrer sobre as possíveis definições para o fenômeno analisado, além das definições eles também mostram de que forma o contexto influência na construção de sentido na expressão ambígua.
A metodologia utilizada para esta pesquisa foi em sua totalidade bibliográfica, a principio com a seleção do material a ser utilizado apara ao embasamento teórico, após a seleção houve a escolha das músicas as serem analisadas, posterior houve a análise e a constatação da presença de expressões ambíguas.
De acordo com Ilari (2011, p.09) “Ambiguidade é a característica das sentenças que apresentam mais de um sentido.”. Com base nesta definição nota-se que na música Eu só penso em você da banda Kid Abelha é utilizada a ambiguidade quando há a expressão “Eu só penso em você, só penso em você”, levando em consideração que só é a forma reduzida de sozinho e de somente, não fica claro se o compositor que utilizar-se de umas dessas expressões, tornando assim a expressão ambígua. A partir deste exemplo podemos notar de que forma a ambiguidade se faz presente das mais diversas formas nas músicas que são veiculadas.
2. Referencial