trabalho
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 2º ed. São Paulo.
Resumo
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Londres e faleceu em 14 de março de 1883, nasceu em família de classe media, estudou direito, historia e filosofia . Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 em Barmen (Alemanha) e faleceu em 5 de agosto de 1895, filho de industrial, estudou obras politicas, militares e táticas de guerra. Em meio a um processo de lutas urbanas das revoluções de 1848, um processo revolucionário que acabou atingindo aos principais países da Europa, a grande batalha entre proletários e burgueses é onde a luta dos trabalhadores é reduzida, esse luta foi declarada como progresso para a humanidade. Os comunistas só diferenciam-se dos restantes partidos proletários pelo fato de enfatizarem e fazerem prevalecer nas lutas nacionais.
1. Burgueses e proletários 1.1 Citação
“ A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão, novas configurações de luta, no lugar das antigas.” (p.30).
“ O proletariado, a camada mais baixa da sociedade actual, não pode elevar-se, não pode endireitar-se, sem fazer ir pelos ares toda a superestrutura das camadas que formam a sociedade oficial.” (p. 40).
1.2 Parecer
Para se desenvolver os burgueses precisavam ampliar o mercado e foi utilizado os seus próprios meios de comunicação migrando para vários países, já os proletários era nessa classe onde estavam os trabalhadores que vendiam seus esforços como mercadoria. A grande batalha entre proletários e burgueses é onde a luta dos trabalhadores é reduzida.
2. Proletários e Comunistas.
2.1 Citação
“As proposições teóricas dos comunistas não repousam de modo nenhum em ideias, em princípios, que foram inventados ou descobertos por este ou por aquele melhorador do mundo”. (p.43).
“Na sociedade burguesa o