Sociologia
2) De olhos atentos para seu momento histórico bem como para o que estava por vir, William Shakespeare, em “Timão de Atenas”, afirma, pela boca de um de seus personagens, que “o ouro torna o preto branco, o feio belo, o injusto justo, o vil nobre, o velho jovem, o covarde valente!”. E mais: “coloca os ladrões nos bancos dos senadores. É ele que transforma na jovem noiva a viúva velha e gasta.”
Analise tal afirmação e, em seguida, relacione-a com práticas sociais típicas da sociedade capitalista.
3) “Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas, indústrias que não empregam mais matérias-primas autóctones, mas sim matérias primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do globo. (...) E isto se refere tanto à produção material como à produção intelectual.” MARX, K. & ENGELS, F., O Manifesto Comunista, 1848.
A) Como é denominado, contemporaneamente, o movimento analisado por Marx e Engels?
B) Destaque dois aspectos presentes na citação que justifiquem relacionar o que Marx e Engels afirmaram com o movimento contemporâneo em questão.
4) Disserte sobre a concepção materialista da história, destacando: a divisão social do trabalho, o desenvolvimento das forças produtivas e o conjunto das relações sociais.
5) Explique como o trabalho se transforma em mercadoria no sistema capitalista.
6) Disserte, de acordo com a teoria social de Karl