Equação de Slutsky
De acordo com as pesquisas realizadas, a Equação de Slutsky tem como objetivo, explicar os possíveis eventos e reações dos consumidores decorrentes da variação de preço de um determinado bem, esta variação irá ocasionar uma mudança na quantidade demandada de uma determinada mercadoria, o que os economistas chamam de Efeito Preço.
São dois eventos que ocorrem quando o preço de um bem varia.
1 – Variação da Renda Real do consumidor: Tudo o mais constante, uma vez que aumenta-se o preço de um produto, a renda real do consumidor com relação ao bem diminui, e caso o preço diminua, a Renda Real aumenta.
2 – Variação do Preço Relativo: Quando ocorre alguma mudança no preço de um bem, a PERCEPÇÃO de preço com relação a um outro produto também varia.
Exemplo utilizado em sala de aula:
Carne x Frango
Supomos que em um primeiro momento o preço da Carne fosse R$ 10,00 Kg e o preço do Frango R$ 5,00 Kg. Neste caso o preço relativo do Frango é 0,5 Kg de carne. Se em um segundo momento o preço da carne aumentar em 50%, o preço relativo do frango passa a ser 0,33 Kg de carne. Ou seja, mesmo que não haja mudança no preço absoluto do frango, a percepção do consumidor com relação ao mesmo, é de que ele tenha ficado mais barato.
Para explicar, como essas duas variações afetam ao consumidor, existem dois tipos de efeitos: Efeito Substituição e Efeito Renda.
Efeito Renda e Efeito Substituição
Hoje, complementaremos a teoria do consumidor com base na teoria de Eugen Slutsky. Fundamental para a análise enconômica, a Equação de Slutsky mereceu um capitulo inteiro no livro de Micro do Varian, na qual venho me inspirando. A equação de Slutsky resumi-se em um desmembramento da variação da demanda quando se varia o preço de um bem. Este conceito torna-se importante à medida que descobrimos de que forma se da a variação da demanda, seja pelo efetivo efeito da variação do preço ou da variação do poder de compra gerado pela própria