Equação de Slutsky
Fundamental para a análise econômica. A equação de Slutsky resumi-se em um desdobramento da variação da demanda quando varias-se o preço de um bem. Este conceito torna-se importante à medida que descobrimos de que forma se da a variação da demanda, seja pelo efetivo efeito da variação do preço ou da variação do poder de compra gerado pela própria variação do preço.
Segundo Varian, economista especializado em microeconomia e economia da informação.
“Quando o preço de um bem varia, há dois tipos de variação: a taxa à qual podemos trocar um bem por outro varia, e o poder aquisitivo total da renda é alterado”p.145.
A variação da demanda:
O primeiro efeito citado por Varian É chamado de efeito substituição, isto é, a variação do preço de determinado bem mudou a taxa de troca desse bem por outro, de forma que torna-se mais interessante ao consumidor alterar a relação entre as quantidades consumidas dos dois bens na hora de sua compra. Como a variação dos preços de um bem altera o poder de compra do consumidor não chegaríamos ao efeito substituição sem antes fazer alguns ajustes no poder de compra do consumidor, por isso devemos restringir sua renda monetária para chegarmos ao efeito substituição.
Algebricamente temos:
m = x1*p1 + x2* p2
(restrição orçamentária original)
m'=x1*p'1 + x2*p2
(restrição orçamentária ajustada aos novos preços)
Se fizermos uma menos a outra temos:
(m' - m)=x1(p'1 – p1)
De outra forma:
∆m = x1 * ∆p1
Esta formula nos diz que ao ajustarmos o orçamento do consumidor para os novos preços do bem 1, temos que multiplicar a quantidade consumida do bem 1 pela variação dos preços do mesmo e somar à antiga restrição orçamentária do consumidor.
Assim, teremos que o efeito substituição é a demanda do consumidor para os novos preços e a nova renda calculada, menos a antiga demanda do consumidor.
∆x1(s) = x (p'1,m') – x (p1,m)