politica
Passo 3
BRICS ( Brasil, Rússia , Índia , China e África do sul em Inglês South Africa )
Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação). Em 14 de abril de 20112, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. 3 4 5 Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
"Nos últimos anos, vem crescendo a ideia de que o BRICS está tirando dos Estados Unidos, União Europeia e Japão - que chamamos de trilateral - o dinamismo da economia mundial", comenta o professor. Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. “Brasil e Rússia possuem abundância de recursos naturais, enquanto China, Índia e África do sul de mão de obra”, É isso que lhes dá esse potencial de crescimento. Já a “trilateral, embora possua capital, não tem mais para onde crescer”.
Este é provavelmente um caso sem precedente histórico, no qual um acrônimo é convertido. Em motivação expressiva de esforços diplomáticos e de iniciativas comerciais. Em um momento em que há a percepção generalizada da necessidade de adequação da Arquitetura institucional multilateral às novas condicionantes econômicas e políticas; quando os foros tradicionais de decisão se veem na contingência de incluir membros deste grupo de países, por razões que saltam aos olhos em relação à importância que eles vêm adquirindo na economia mundial; quando se registra crescente multiplicidade de acordos preferenciais bilaterais, com o risco de provocar desvio de comércio e, ao mesmo tempo, se observa a intensificação do