Cita o Direta
“Os projetos vinham do tempo em que fui concebido tendo-lhe nascido morto o primeiro filho, minha mãe pegou-se com Deus para que o segundo vingasse, prometendo, se fosse varão, metê-lo na Igreja.” (Machado de Assis, livro Dom Casmurro, pg. 63; 2008).
“Quis que o enterro fosse pomposo, e a afluência dos amigos foi numerosa. Praia, ruas, praças da Gloria, tudo eram carros, muitos deles particulares. A casa não sendo grande, não podia lá caber todos;” (Machado de Assis, livro Dom Casmurro, pg. 219; 2008).
Citação Direta (mais de três linhas)
Minha mãe era boa criatura. Quando lhe morreu o marido, Pedro de Albuquerque Santiago, contava trinta e um anos de idade, e podia voltar para Itaguaí. Não quis; preferiu ficar perto da igreja em que meu pai fora sepultado. Vendeu a fazendola e os escravos, comprou alguns que pôs ao ganho ou alugou, uma dúzia de prédios, certo número de apólices, e deixou-se estar na casa de Mata-cavalos, onde vivera os dois últimos anos de casada. Era filha de uma senhora mineira, descendente de outra paulista, a família Fernandes. (Machado de Assis, livro Dom Casmurro, pg. 58, 2008).
Não podia tirar os olhos daquela criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo. As mãos, a despeito de alguns ofícios rudes, eram curadas com amor; não cheiravam a sabões finos nem águas de toucador, mas com água do poço e sabão comum trazia-as sem mácula. Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos. (Machado de Assis, livro Dom Casmurro, pg. 68, 2008).
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TÉCNOLOGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ZONA SUL – CEU CANTOS DO AMANHECER
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Wellington Ferreira Santos
Tipos de