CITA ES DIRETAS E INDIRETAS
MODELOS
Citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte”. (NBR 10520,2001)
Organizadas segundo a NBR 10520, da associação Brasileira de normas técnicas (ABNT).
Recomenda-se o uso de dois tipos de citações, quando desejarmos mencionar uma obra, ou parte desta, que seja de autoria de outrem.
CITAÇÕES DIRETAS
Trata-se de uma citação que, conforme a NBR 10520 (2002, p.2) revela ser a “Transcrição literal da parte da obra do autor consultado”.
É recomendável é que todos os elementos textuais, tais como a ortografia, sinais gráficos, pontuação, entre outros, sejam rigorosamente respeitados, como uma espécie de cópia fiel das idéias reveladas pelo autor em questão.
CITAÇÃO DIRETA CURTA
EXEMPLOS:
(Autoria no Contexto).
Para Teixeira (1998, p. 35), “A idéia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”.
(Autoria fora do Contexto).
“A idéia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”.
(TEIXEIRA, 1998, p. 35).
CITAÇÃO DIRETA LONGA.
EXEMPLO.
(Autoria no Contexto)
Para Barros e Lehfeld (2000, p. 107): As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o raciocínio e exposição de um autor suporte [...].
CITAÇÃO DIRETA LONGA.
EXEMPLO.
(Autoria fora do Contexto)
As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o