Aprenda a usar as Normas da ABNT cita o direta e indireta
Fazer uma citação não é tão difícil quanto parece
6
370.482 visualizações
Por Andressa Xavier em 29 de Outubro de 2008
Dando continuidade ao processo de formatação de documentos, hoje, o assunto tratado será citação. A norma brasileira para elaboração de citações é a NB10520 e tem como objetivo apresentar as características oficiais para a criação de citações em todo o tipo documento, nos quais o emprego das Normas da ABNT seja necessário. Os tipos existentes de citação, bem como um exemplo prático de todos eles serão apresentados. Aqui, o artigo não tem o intuito de ser uma transcrição das NBR 10520, mas sim apresentar métodos simples e eficientes para usá-la. Como já foi dito no artigo anterior, é importante acabar com aquele “medo” que muita gente sente em relação às normas.
Você pode conferir o cronograma com os artigos sobre ABNT:
1. Definições e conceitos gerais: introdução ao assunto.
2. Citações: dicas para criação de citações e exemplos
3. Referências: processos para elaboração de refrências bibliográficas e exemplos.
4. Normalização de trabalhos acadêmicos: hoje.
Aprendendo a citar, aprendendo a dar valor
Assim como já diria Armando Nogueira: “Copiar o bom é melhor que inventar o ruim”, em todo o tipo de trabalho ou criação de projetos, acabamos copiando ou emprestando parte do conhecimento de outras pessoas. Entretanto, isso não ocorre porque não tivemos a capacidade de pensar em algo do gênero antes, mas sim porque existem fontes que realmente servem como base para desenvolver um trabalho, e, conseqüentemente, devem ser usadas e consultadas.
Copiar o bom não é feito, de maneira alguma! Feio é copiar e não citar a fonte... Fazendo isso, você acaba se apoderando e levando créditos com base no conhecimento de outra pessoa, sendo antiético e completamente deselegante. É a mesma coisa que ocorre quando você tem uma idéia mirabolante, seja no trabalho ou na escola, e alguém vai lá, copia o que você