Usando as Normas da ABNT
Dicas para você começar a normalizar seus trabalhos com perfeição
Quando o assunto é “Normas da ABNT”, muitos estudantes e profissionais chegam a ter um frio na barriga, só de pensar em passar horas e horas formatando e organizando um documento ou trabalho acadêmico. O terrorismo de que a formatação é complicada e burocrática realmente assusta, mas seguindo todas as dicas que passaremos nos tutoriais sobre as famosas Normas da ABNT, vamos desmitificar tudo isso! Para tratarmos melhor sobre cada norma, uma série de “volumes” com as explicações e dicas foram definidas. A cada semana, um desses volumes será publicado, completando a sua biblioteca pessoal para normalização. A divisão será a seguinte:
1. Definições e conceitos gerais: introdução ao assunto.
2. Citações: dicas para criação de citações e exemplos
3. Referências: processos para elaboração de referências bibliográficas e exemplos.
4. Normalização de trabalhos acadêmicos: hoje.
Obs.: Este tutorial já está completo com todas as partes, de um a quatro.
VAMOS COMEÇAR?
Primeiramente, o conceito mais importante a ser definido é ABNT. Esta é a sigla de
“Associação Brasileira de Normas Técnicas”, entidade privada sem fins lucrativos, que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, a ABNT fornece a base normativa necessária ao desenvolvimento tecnológico no país.
Por que usar as Normas da ABNT?
Imagine a situação: Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade e o seu orientador avisa que toda a estrutura do seu trabalho deve ser feita com base nas Normas da
ABNT... E você se pergunta: por que toda essa burocracia? O motivo é simples, pois a normalização estabelece um padrão para que os temidos TCCs tenham uma estrutura de informações que possa ser entendida por todos.
O mesmo ocorre no caso de um produto, em que todos os procedimentos de uso seguem um padrão que proporciona meios mais eficientes para a