determinação de cloreto
Engenharia Civil-Química aplicada à engenharia
Determinação de cloreto em Areia
Introdução
A areia, um elemento mineral constituído predominantemente por dióxido de silício (SIO2) e pode apresentar variações de granulações e outros elementos que podem alterar suas propriedades, é um material fundamental na construção civil e apresenta vasta aplicação, podendo ser utilizada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação, filtros, permeabilização de vias e pátios, fundações e até as coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Como citado anteriormente, a areia apresenta variações em sua composição, conseqüentemente, suas propriedades são diferentes, sendo necessário fazer uma seleção do material, a fim de selecionar aquele com as propriedades mais adequadas. Para analisar tais propriedades foram desenvolvidos diversos métodos de verificação, sendo que o foco deste trabalho será o método de Método de Mohr para determinação da concentração de cloreto em areia.
Objetivos gerais
Determinar a concentração de cloreto na areia e determinar sua qualidade através do método desenvolvido por Karl Friedrich Mohr.
Objetivos específicos
Aplicar o método de Mohr para a determinação da quantidade de cloreto na amostra de areia grossa número 3.
Analisar o teor de cloreto obtido no experimento e comparar com o teor definido norma da ABNT-NBR 9917:2009
Determinar para qual tipo de concreto o teor de cloreto da areia analisada se adéqua melhor para a produção do mesmo.
Método
O método utilizado no laboratório é conhecido como método de Mohr ou titulação de Mohr, método foi desenvolvido no século XVII que é um método de volumetria de precipitação que por sua vez, baseia-se em reações com formação de compostos pouco solúveis. O método de Mohr utiliza a solução de nitrato de prata para a análise de cloretos. Neste método, os cloretos são titulados usando-se uma