REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.
Genericamente, temos:
HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL
Para entender como o meio é neutralizado, pense, por exemplo, num copo contendo ácido nítrico, que possui pH aproximadamente igual a 2,0. Digamos que gradativamente vamos adicionando leite de magnésia ao ácido. O leite de magnésia é uma solução da base hidróxido de magnésio, que possui pH aproximado a 10,0.
Quanto maior o pH de uma solução, mais básica ela será, e vice-versa.
Com o tempo, o pH do ácido nítrico irá aumentar, o que quer dizer que ele está sendo neutralizado pelo leite de magnésia. Chegará um ponto em que o pH do meio atingirá o valor igual a 7,0, que é o pH da água. Dizemos, então, que o meio está neutro.
Essa é uma reação de neutralização total, que pode ser expressa pela seguinte equação química:
2HNO3 + Mg(OH)2 → 2H2O + Mg(NO3)2
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL NEUTRO
Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base.No caso do exemplo acima, foram liberados dois H+ e dois OH-.
No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parcial, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
A neutralização parcial pode se dar de duas formas:
1-Entre ácido forte e base fraca:
Nesse caso, haverá mais cátions H+ liberados no meio do que ânions OH-. Isso ocorre porque a força de um ácido e de uma base é medida de acordo