Rea es envolvendo cidos e bases
Segundo o site da info escola, as reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido e a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
Utilizando da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida – caso ocorra nas CNTP.
O esquema de uma reação de neutralização total pode ser representado pela reação genérica aseguir:
HX (aq) + YOH (aq) -> YX (aq) + H2O (l)
Como aprendido em sala e complementado pelo site da info escola, as reações parciais de neutralização se tornam ocorrentes quando as quantidades estequiométricas entre ácidos e bases não são proporcionais à reação de neutralização total. Isso se deve à quantidade de íons hidroxila ou hidrogênio dissociáveis de cada espécie química; assim, para um ácido diprótico devem ser fornecidos o dobro da quantidade de matéria demonobase. Bem como, para uma dibase devem ser fornecidos o dobro da quantidade de matéria de um ácido monoprótico para que haja neutralização total.
Tipos
Reações de decomposição
As reações de decomposição são aquelas em que um substancia origina duas.
Reações de Síntese
As reações de síntese são aquelas em que duas ou mais substancias reagem formando uma única.
Reações de dupla troca
Ao reagirem as substancias trocam de cátions e ânions.
1- Ácido + base → sal + h2O
1- ácido1 + sal2 → ácido2 + sal2: só ocorre reação se o ácido produzido for fraco ou volátil ou o sal insolúvel.
2- Base1 + sal1 → base2 + sal2: é necessário que ambos os reagentes sejam solúveis, sendo a base resultante ou insolúvel ou fraca ou volátil ou o sal resultante tem que ser insolúvel
Reações de simples troca
As reações de simples troca são aquelas em que ou um cátion ou um ânion trocam de par. O cátion ou o ânion