Teoria Geral Da Administra O Gu
1.ª a proximação ao conceito de escola:
“organização específica de educação formal” (Formosinho, 1986).
Outras definições
“Sistema social complexo, multivariado e interdependente, cuja dinâmica depende não só das aptidões, valores, atitudes, necessidades e expectativas dos seus membros, dos processos sociais internos e externos, mas também das mudanças culturais e técnicas do seu contexto.” (Mateu, 1979, cit. Alves, 2003: 11). “Conjunto coletivo com limites relativamente fixos e identificáveis, possuindo uma ordenação normativa um sistema de autoridade hierárquica um sistema de comunicação e uma coordenação normativa, um sistema de autoridade hierárquica, um sistema de comunicação e uma coordenação dos seus membros. Este conjunto coletivo funciona numa base relativamente contínua num determinado contexto e dedica-se a ações e atividades que normalmente tendem para uma meta final ou objetivo, ou série de metas ou objetivos.” (Weinert, 1987, cit. Alves, 2003: 11).
Elementos fundamentais na caracterização de uma Organização:
1. Existência de indivíduos e grupos inter-relacionados .
2. Orientação para consecução de objetivos.
3. Diferenciação de funções.
4. Coordenação racional intencionada.
5. Continuidade ao longo do tempo.
Quando dizemos que a Escola é uma “organização específica”, distinta das demais organizações, queremos significar que a realidade e é socialmente construída por uma multiplicidade de actores com formação, percursos e perspectivas educativas diferentes; que o trabalho da organização, ao visar a educação de adolescentes e jovens, torna singular os processos e os produtos.
Introdução geral
A Administração é um processo dinâmico, que consiste em tomar decisões sobre os objetivos estabelecidos e de acordo com eles.
Todos os setores da vida são submetidos a processos administrativos.
Não existe um único modelo de administração.
Posicionamento da Administração Escolar face à Administração Geral