FORMATO DA LOJA
LIBERDADE - IGUALDADE – FRATERNIDADE
V M
LL
IIr
S
F U
FORMATO DA LOJA MAÇÔNICA
A Loja Maçônica não é só uma estrutura estática, podemos visualiza – lá como uma roda, ou chama-la de "roda do cosmo".
Isto está expressamente indicado pelas doze colunas ou pilares que emolduram a Loja maçônica e que equivalem aos doze signos do Zodiaco. Cinco destas colunas estão situadas a Norte, cinco mais a Meio-dia, e as duas restantes as colunas Jakin e Boaz ao Ocidente.
Antigamente dizia-se que o formato de uma loja era um “Quadrado Oblongo”, hoje usamos o termo “Quadrilongo”. Mas os dois derivam do quadrado, do latim Quadrare que significa “Enquadrar”.
Existem duas teorias sobre as Ordens de Arquitetura :
Uma é que a proporção é de 1×2, ou seja, as paredes do Norte e do Sul devem ter o dobro do comprimento das paredes do Oriente e Ocidente, essa de origem Romana usada na contrução de igrejas góticas.
Outra teoria e a mais aceita é da Proporção Áurea, que é de 1×1,618. Essa famosa proporção também conhecida como Proporção de Ouro e Divina Proporção, foi utilizada na concepção do Parthenon (famoso templo grego dedicado à deusa Atena, foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C), e esta presente tambem em algumas partes do corpo humano e nas colmeias.
Pitágoras registrou a presença da proporção áurea no Pentagrama,o retângulo feito com base na Proporção Áurea é chamado de “Retângulo de Ouro”. Para se ter uma ideia de sua influência e aplicação até nos dias de hoje, os cartões de crédito convencionais respeitam a Proporção Áurea.
A descrição simbólica da Loja reproduz essa estrutura:
– Qual é a forma da Loja?
– Um Quadrilongo (ou quadrado oblongo)
– Em que sentido se orienta seu comprimento?
– Do Oriente ao Ocidente.
– E sua largura?
– Do Norte ao Sul.
– E sua altura?
– Da superfície da terra até os céus (o Zênite)
– E sua Profundidade?
– Da superfície até