Citações e referencias
O embasamento teórico de um trabalho acadêmico é construído a partir da leitura de diversos textos, cujas idéias deverão ser reelaboradas de acordo com o tema do estudo. Na construção desse embasamento, a citação é um recurso muito importante, pois é a menção de uma informação extraída de outra fonte que respalda as idéias expostas. Ao citar trechos lidos, é obrigatório indicar a fonte de onde aquele trecho foi extraído. Quando a indicação da fonte é inserida no texto, o nome do autor-fonte segue a regra de ortografia dos nomes próprios (letra inicial maiúscula e seguintes minúsculas); se for colocada após a citação, será apresentada dentro de parênteses, nesse caso o nome do autor-fonte deve ser escrito inteiro em letras maiúsculas, por exemplo:
Esta atividade foi inspirada pelas lições de Paulo Freire (1993), que, em A importância do Ato de Ler, relembrava a sua trajetória de vida e relia os momentos fundamentais de sua prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas da infância, da adolescência, de sua mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio nele constituindo. Para elaborar o memorial de formação, é preciso relembrar a trajetória de nossa vida e reler os momentos fundamentais de nossa prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas da infância, da adolescência, de nossa mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se vai constituindo. (FREIRE, 1993)
Tipos e regras de citação
Existem três tipos de citação propriamente ditos, além das notas de referência e de rodapé: citação direta, citação indireta e citação de citação. Primeiramente, é interessante aprender os tipos e exemplo para, depois, verificar uma compilação com os pontos de destaque.
Citação Direta
A citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra, ou seja, durante a elaboração de um trabalho acadêmico, por exemplo, foi necessário consultar um autor