Cita O Direta E Indireta
Citação é a colocação no texto de uma informação retirada de outra fonte, respeitando-se o autor da idéia. Pode ser: direta, indireta e citação de citação.
CITAÇÃO DIRETA: quando se faz a cópia literal de um texto. O tamanho da citação determina sua localização no texto do seguinte modo:
Até 3 linhas: colocar entre aspas “ ” e incorporar ao parágrafo.
Exemplo:
De acordo com Rocha e Rosa (2003, p. 37) “as substâncias húmicas representam a principal forma de matéria orgânica (MO) no planeta terra.”
Mais de 3 linhas: destacar com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas.
Exemplo:
A origem das substâncias húmicas foi assim descrita por Rocha e Rosa (2003, p. 37): As substâncias húmicas representam a principal forma de matéria orgânica (MO) no planeta Terra. Elas são encontradas não apenas em solos mas também em águas naturais, turfas, pântanos, sedimentos aquáticos e marinhos. Pode-se constatar a importância ambiental dessas substâncias vem crescendo cada vez mais nas últimas décadas.
CITAÇÃO INDIRETA: quando se descreve, interpreta, resume ou traduz um texto. Dispensa a utilização de aspas. A colocação das páginas consultadas é opcional.
Exemplo:
Constatou-se a presença de substâncias húmicas, no solos, pântanos, sedimentos aquáticos, águas naturais e turfas (ROCHA; ROSA, 2003).
CITAÇÃO DE CITAÇÃO: citação de um texto que não se teve acesso ao original. Este tipo de citação deve ser utilizada somente em casos em que o documento original não pode ser obtido (muito antigo, barreira linguística, dados incorretos ou incompletos para localizar) porque há risco de má interpretação e incorreções.
Deve-se colocar:
- no texto o sobrenome(s) do(s) autor(es) do documento não consultado seguido do ano, da expressão apud (citado por) e do sobrenome(s) do(s) autor(es) da referência