CITA ES DE VILMAR
“A Burguesia, fortalecida pela continua penetração no aparelho produtivo (que ajudou a criar), manobrou política e ideologicamente entre as classes, firmando-se definitivamente como expressão não só econômica, mas política. Desses embates o resultado foi, invariavelmente, o enfraquecimento da nobreza fundiária, reduzida a fração no poder, quase sempre sob a hegemonia burguesia”.
Fonte: SALINAS, Samuel Sergio
Editora: Atual, São Paulo, 1998.
Slide 04 (1520 - Leão X excomunga Lutero)
“Giovanni di Lorenzo de Medici, foi eleito papa no dia 19 de março de 1513, adotando o nome de leão X. Seu papado transformou Roma em um centro cultural e aumentou o poder papal no continente. Apesar de sua dedicada atuação cultural e artística, o papa Leão X também enfrentou muitos problemas políticos e militares durante seu papado. O papa Leão firmou um acordo político que permitiu aos reis franceses a escolha de quase toda a hierarquia religiosa da frança. Esse acordo que garantiu relativa estabilidade foi abalado quando o rei Frances Francisco I invadiu a Itália. Foi então que o papa Leão X apoiou as tropas do imperador espanhol Carlos V e passou a agir de uma maneira que embasaria os argumentos da reforma protestante. Para sustentar os gastos militares do conflito,o papa começou a vender indulgencia,ou seja, exigia, que as pessoas pagassem financeiramente seus pecados sob o risco de não irem para o paraíso”.
Fonte:DUFFY,Eamon. Santos e pescadores; Historia dos papas. São Paulo. cosac e Naify, 1998.
Slide 08 (Max Weber)
“Max weber distancia-se do pensamento de sombart, embora também para ele o capitalismo resulte da projeção espiritual do homem moderno. Já não se trata de poupar por um principio intrinsecamente burguês, ou seja, decorrente de considerações meramente econômicas, mas o espírito do capitalismo, para weber, condensa determinada, ética religiosa, como afirmar no famoso livro. A Ética protestante e o espírito do