Normas para citações
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
A pesquisa científica é um procedimento racional e sistemático e, objetiva possibilitar a busca de respostas aos problemas enfrentados pelas pessoas, sociedade e suas organizações.
Neste sentido, a pesquisa científica desenvolve-se por meio da investigação de conhecimentos teóricos práticos e a utilização minuciosa de diferentes procedimentos científicos como métodos e técnicas. Considerando as exigências do processo investigativo nos contextos acadêmico e profissional, a presente aula tem como objetivo, ser um guia de orientação na elaboração dos diferentes trabalhos acadêmicos. Citações
A NBR 10520 (2002) define como citação a menção de uma informação extraída de outra fonte que pode ser colocada no texto ou em nota de rodapé, podendo ser direta, indireta ou ainda citação de citação.
Nas três formas de citações, quando o sobrenome do autor (ou instituição autora, ou ainda título) estiver incluído nas sentenças do texto deve ser digitado somente com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No entanto, quando estiver dentro de parênteses, deve ser em letras maiúsculas.
• Citação direta
A citação direta consiste na transcrição literal de uma parte do texto que está sendo consultada. A apresentação gráfica delas depende do tamanho da transcrição:
a) as citações diretas curtas são aquelas transcrições de até três linhas colocadas no texto e identificadas entre aspas duplas. O uso de aspas simples é permitido para indicar citação no interior da citação.
Exemplo 1: Roesch (2007, p. 22), ao analisar o estágio supervisionado em administração, afirma que o mesmo “implica uma proposta de mudança baseada nos conhecimentos e habilidades desenvolvidos [...]” ao longo do curso. Exemplo 2: O desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica “como toda atividade racional e sistemática,[...] exige que as ações desenvolvidas [...] sejam efetivamente planejadas.” (GIL, 2007,