Cita Ao
Menção de uma informação extraída de outra fonte consultada. Objetivo enriquecer o texto, dando-lhe maior clareza e credibilidade. A fonte da informação deve ser citada obrigatoriamente e todas as citações devem ser referenciadas.
A Norma Brasileira para Padronização
(NBR 10250) trata dos procedimentos relacionados às citações.
A NBR foi criada pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
CITAÇÃO DIRETA
É a transcrição de expressão, frase ou parágrafo tal qual está no texto que está sendo lido (cópia exata do trecho citado). Também chamada de citação literal ou transcrição formal.
EXEMPLO: Para Morais (2000, p. 8), o critério de comprometimento visa analisar qual o grau de envolvimento do autor de um texto com o seu discurso e isso não é difícil de ser realizado “[...] não é difícil para o leitor ou leitora de algum recurso intelectual distinguir o que vem do cerne vivo de convicções do que vem de encarceramentos doutrinários”. O que vem sob ASPAS é cópia do texto de Morais. Para comprovar a veracidade da transcrição pode-se consultar a fonte indicada pelo sobrenome, ano e página.
Até três linhas:
EXEMPLO:
devem
estar
entre
aspas.
Lakatos (2000, p. 125) afirma que “a ficha de resumo é importante no trabalho.”
OU
“A ficha de resumo é importante no trabalho.”
(LAKATOS, 2000, p. 125).
1
Mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (10) e sem aspas. EXEMPLO:
Quando o engenheiro aceita construir uma casa, a primeira coisa que ele analisa é a planta do imóvel, sem ela a construção da casa tem poucas chances de sair. Da mesma forma acontece com o projeto de pesquisa.
(COSTA, 2000, p. 15).
EXEMPLO:
Caspersen (1985) defini atividade física como movimento corporal com gasto energético.
OU
Atividade física é movimento corporal com gasto de energia. (CASPERSEN, 1985).
CITAÇÃO INDIRETA
Quando se quer usar apenas a idéia ou o conceito desenvolvido por um autor, sem repetir as mesmas
palavras.