Cisternas no território piauiense
A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguido da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O processo de destilação é realizado em laboratório em um equipamento composto de um balão de destilação ligado pelo seu tubo de desprendimento lateral a um condensador. Na abertura superior do balão se encontra uma rolha perfurada onde se introduz o termômetro, com o bulbo situado à altura do tubo de desprendimento lateral.
Objetivos
Objetivo geral
Fazer a separação via destilação simples, de uma solução de água e acetona. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.
Objetivos específicos
Testar a compreensão e execução da montagem do destilador com todas as suas partes devidamente encaixadas e testadas pelos membros do grupo; executar a montagem de um gráfico baseado nas anotações de temperatura do ponto inicial de ebulição da solução e dos pontos consequentes, de 5,0 em 5,0 ml.
Conclusão
Terminado a prática podemos concluir, após a comparação com os gráficos dos outros grupos, que a destilação simples é um método menos eficaz para se separar a água da acetona, visto que não fica muito evidente, como na destilação fracionada, o momento específico onde o líquido mais volátil cessa de ser destilado e começa-se a vaporizar o menos volátil. Assim sendo não se pode garantir um teor maior de pureza ao destilado. A destilação, como proposta na prática, foi feita, porém a destilação simples “deixou a desejar” conclui-se