Cirurgia estética
"Espelho das nossas emoções e testemunha da nossa personalidade, o rosto carrega consigo igualmente os estigmas dos tempos. Sob o peso dos anos, da hereditariedade e das agressões da vida moderna também os tecidos de revestimento da face se curvam. A pele perde o seu brilho e a sua firmeza dando lugar às rugas e à flacidez"
RINOPLASTIA
Intervenção destinada a modificar ou corrigir a forma do nariz, aumentando ou diminuindo o seu volume, modificando o contorno do dorso removendo a "bossa" ou alterando a "ponta" e as cartilagens alares. Pode ser necessário alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Esta intervenção pode ainda ter o objetivo de melhorar a respiração sendo necessário atuar sobre o septo nasal.
Habitualmente efetuada sob anestesia geral, pode ser também realizada com anestesia local e sedação, de acordo com as preferências do cirurgião.
O tempo médio desta intervenção é de uma hora, não requerendo habitualmente internamento.
Os efeitos colaterais desta intervenção são o edema temporário, equimoses peri-orbitárias, hemorragia moderada e sensação de nariz obstruido devido ao edema.
Os riscos da rinoplastia são a infeção, as assimetrias. O resultado insatisfatório quanto á forma pode condicionar nova intervenção. A recuperação imediata de uma rinoplastia pode acontecer ao fim de oito ou dez dias, permitindo regressar ao trabalho após esse período. Aconselha-se a evitar traumatismos nasais, exposição solar (usar protetores solares) durante as semanas seguintes á operação.O resultado definitivo de uma rinoplastia pode demorar muitos meses a ser apreciado, podendo ter que se esperar muitas vezes dez ou doze meses, devido á lentidão com que se refaz a circulação linfática na pirâmide nasal.
RITIDECTOMIAS - LIFTING
Atualmente a medicina estética e a cosmetologia têm