Circularizaçoes
A circularização, ou confirmação externa, é uma prova de auditoria obtida como resposta direta que o revisor/auditor recolhe de uma terceira entidade (a entidade que confirma os dados), sob forma de papel, sob forma eletrônica ou por qualquer outro meio.
A obtenção de confirmações externas é um procedimento geralmente usado no âmbito de uma revisão/auditoria às demonstrações financeiras. Poderá ser bastante útil para obter prova de auditoria relativa a asserções das demonstrações financeiras em áreas tais como contas a receber ou a pagar, bancos, depósitos de clientes e outros passivos, investimentos, garantias, passivos contingentes, transações significativas fora do normal desenvolvimento do negócio e transações com partes relacionadas. Embora a solicitação de confirmações externas seja usualmente feita em relação a saldos pendentes, pode igualmente ser utilizada para recolher informação relativa aos termos de uma dada transação ou para confirmar a ausência de certas condições paralelas ou “side arrangements”,
Circularização dos saldos bancarias
Na circularização dos saldos bancários, o auditor solicita o preenchimento da carta de confirmação bancária. Nela ele confere as informações da carta considerando:
• nome e endereço do banco na carta;
• terminologia da carta;
• data-base da circularização;
• se a carta foi assinada por funcionário credenciado;
• se a frente do envelope inclui o nome e endereço correto de banco;
• se o verso do envelope inclui o endereço da firma de auditoria externa; e
• se o envelope foi devidamente selado.
É importante incluir junto à carta de confirmação um envelope selado endereçado à própria firma de auditoria externa, para evitar que a carta seja enviada para outro local e para facilitar o trabalho do banco.
Colocar a carta de confirmação e o envelope selado da resposta em um outro envelope e enviar pelo correio. Em nenhuma hipótese esse serviço poderá ser feito por outras pessoas da