Economia
• A auditoria/revisão de contas é definida como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa, preparadas de acordo com os registos contabilísticos da entidade, com o objectivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira da empresa. Complementarmente é efectuada uma apreciação da organização contabilística e da adequacidade do sistema de controlo interno.
• O auditor/revisor para alcançar este objectivo deverá proceder a um exame e avaliação do sistema de controlo interno e do seu grau de fiabilidade, com o objectivo de determinar a natureza e a profundidade dos testes a realizar. Nesta perspectiva o trabalho deverá ser planeado de forma a assegurar a detecção de erros e irregularidades que possam ter um impacto materialmente relevante nas demonstrações financeiras.
O exame realizado é efectuado de acordo com as Normas Técnicas Internacionais de Auditoria/Normas Técnicas de Revisão Legal de Contas.
• A informação financeira produzida pelas empresas destina-se a ser interpretada por um vasto leque de agentes, nomeadamente investidores, instituições financeiras, fornecedores, trabalhadores e autoridades fiscais.
Esta informação financeira, (cuja elaboração é da responsabilidade dos gestores das empresas) deve ser credível de forma a permitir aos "utentes" a tomada de decisões económicas.
Assim:
1) Os Investidores - preocupam-se com os riscos inerentes aos seu investimentos, bem como com a rendibilidade dos mesmos; pelo que necessitam de informação que lhes permita determinar se devem comprar, manter ou vender os seus investimentos.
Especificamente, os accionistas estão interessados na informação que lhes permite determinar a capacidade da empresa gerar resultados.
2) Trabalhadores - os trabalhadores individualmente e os seus grupos representativos (sindicatos, associações profissionais) interessam-se pela informação que lhes permita avaliar a capacidade da empresa em