circuito integrado tca 780 e tca 785
O osciloscópio é um instrumento (de medição) que permite visualizar graficamente sinais eléctricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal eléctrico varia no tempo. Neste caso, o eixo vertical (YY) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (XX) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do écran é por vezes chamada de eixo dos ZZ (Figura 1).
Figura 1: Eixos X-Y-Z num osciloscópio ([Tektronics, 1997a])
Um gráfico deste tipo poderá dizer-nos diversas coisas acerca de um sinal, nomeadamente:
• Permite determinar valores de tensão e temporais de um sinal.
• Permite determinar a frequência de um sinal periódico.
• Permite determinar a componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal.
• Permite detectar a interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo.
• Permite comparar dois sinais num dado circuito, nomeadamente a entrada e a saída, permitindo tirar as mais variadas conclusões, tais como se um dado componente está avariado.
Outras potencialidades surgem na utilização do modo ‘xy’, bem como nos osciloscópios digitais, que incorporam muitas funcionalidades adicionais.
O osciloscópio tem um aspecto que se assemelha a um televisor, excetuando a grelha inscrita no écran e a grande quantidade de comandos. O painel frontal do osciloscópio tem os comandos divididos em grupos, organizados segundo a sua funcionalidade. Existe um grupo de comandos para o controlo do eixo vertical (amplitude do sinal), outro para o controlo do eixo horizontal (tempo) e outro ainda para controlar os parâmetros do écran (intensidade, focagem, etc.).
O osciloscópio utilizado no Laboratório de Instrumentação e Medidas Eléctricas ([Hitachi, 1990]), representado na Figura 2, é um exemplo clássico de um osciloscópio analógico.
Figura 2: Osciloscópio do laboratório ([Hitachi, 1990])
Relativamente ao mesmo osciloscópio, podem caracterizar-se os seguintes blocos funcionais:
Comandos do Écran (eixo