Ret
Departamento de Engenharia Eletrônica
Disciplina:
Eletrônica de Potência I
Módulo: Retificadores monofásicos e trifásicos
Objetivo
O objetivo desta aula é demonstrar o funcionamento dos diferentes componenste de um retificador controlado:
• Circuito de comando de fase baseado no TCA 780 ou TCA 785.
• Circuitos de isolamento elétrico com transformadores de pulso.
• Retificadores monofásicos e trifásicos controlados e semi controlados.
Alimentação do Módulo
A bancada é alimentada por um transformador trifásico que é energizado por uma chave trifásica e protegido por fusíveis tipo Diazed. Para permitir maior flexibilidade na alimentação dos módulos de potência, a tensão máxima do enrolamento de cada fase do secundário deste transformador é de 127V, com derivações em 66V e 38V. O secundário do transformador pode ser conectado em estrela ou triângulo, normalmente em estrela. Assim os pontos iniciais de cada enrolamento deverão ser conectados no mesmo potencial.
A tensão fase-neutro será portanto a mesma de cada enrolamento secundário do transformador, ou seja 38V, 66V ou 127V. A tensão entre fases será de 66V, 115V ou 220V.
Alimentar o estágio de potência (terminais maiores do lado do fusível de entrada) com tensão fase-neutro de 66V e o estágio de comando (terminais menores) com tensão de
127V. Conectar a carga composta por uma parcela resistiva (lampada) e indutiva
(secundário dos transformadores cinza) aos terminais de saída do retificador (terminais maiores próximos aos radiadores dos tiristores um preto e outro vermelho).
Roteiro
1°° Parte: Circuito de comando e isolamento elétrico.
Um pequeno transformador é o responsável pela amostragem da tensão de alimentação da rede para permitir o sincronismo dos pulsos de disparo dos tiristores.
Observar a tensão no pino de sincronismo do TCA. Observar a forma de onda da tensão triangular gerada pelo TCA para ser comparada com a tensão de controle. Verificar os pulsos de comando dos tiristores