Segunda Lei de Newton
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL
DISCILPLINA: Laboratório de Física
PROFESSOR: José Roberto
RELAÇÃO ENTRE MASSA E ACELERAÇÃO
RELATÓRIO Nº: 02
AUTOR: Elaine Juliane da Costa Silva
MATRÍCULA: 913110010
TURMA: 1A
Realização do Experimento: 04/05/2015
Pombal/PB
Maio de 2015
.RESULMO
Esse experimento tem como objetivo mostrar o estudo de um corpo em um sistema sem atrito. A segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam num corpo não é nula, aparecendo outra grandeza conhecida como aceleração. Se uma partícula sofre uma força resultante F, com relação a essa força a partícula irá adquirir uma aceleração a, onde essa força e essa aceleração irão possuir a mesma direção e mesmo sentido, cujo módulo é diretamente proporcional à intensidade da força.
INTRODUÇÃO
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Issac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causados pelas forças. São três leis: da inércia, força resultante e ação e reação. A segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam num corpo não é nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de outra grandeza conhecida: a aceleração.
2ª lei de Newton: Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa. Pode-se concluir então, que ao atuar uma resultante de forças não-nula sobre um corpo, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor.
A segunda lei de Newton, também conhecida como o princípio fundamental da dinâmica, faz uma relação da resultante das forças aplicadas em um corpo com a aceleração exercida por ele.
A segunda lei de Newton, afirma que a força resultante em uma