SEGUNDA LEI DE NEWTON
F→R=m⋅a→
F→R = força resultante que atua sobre a partícula m = massa da partícula a→= vetor aceleração da partícula.
A força resultante (F→R) que atua sobre uma partícula e a aceleração (a→) da partícula são dois vetores que têm sempre a mesma direção e o mesmo sentido.
Unidade para força no sistema internacional de unidades
A unidade para a medida de uma força no sistema internacional de unidades recebeu o nome de newton. Para que uma força seja medida em newtons, a massa deverá ser expressa em quilogramas e a aceleração em metros por segundo ao quadrado. APLICAÇÕES
Aplicação 1
A figura representa um caminhão que se move em uma estrada plana e horizontal, com aceleração a→ constante e de módulo igual a 1,2 m/s2. O caminhão transporta um bloco de mármore de 6,0 toneladas, em repouso em relação ao caminhão.
Leis de Newton (Foto: Reprodução)
Determine a direção e o sentido da resultante das forças que atuam sobre o bloco de mármore e calcule o seu módulo.
Pela Segunda Lei de Newton, a resultante das forças que atuam sobre o bloco de mármore tem a mesma direção e o mesmo sentido que o vetor aceleração, isto é, a força resultante que atua sobre o bloco de mármore é horizontal e orientada para a direita.
O módulo da força resultante sobre o bloco de mármore é calculado pela seguinte expressão:
FR = m·a = (6,0×103 kg)×(1,2 m/s2) = 7,2×103 N
Aplicação 2
UFRJ - A figura mostra uma locomotiva puxando um comboio no instante em que a aceleração tem módulo igual a 0,20 m/s2 e direção e sentido indicados na figura. A locomotiva tem massa M = 5,0×104 kg e cada vagão têm massa m = 8,0×103 kg.
Leis de Newton (Foto: Reprodução)
Indique a direção e o sentido da força resultante sobre a locomotiva e calcule o seu módulo.
Pela Segunda Lei de Newton,