Relatório Higiene Industrial- Time-Kill Test
1. Resumo
Na indústria de alimentos, um dos principais pontos para se conseguir um produto seguro e agradável sensorialmente ao consumidor final são as práticas de limpeza e sanitificação empregadas no processo industrial. Um fator importante é determinar se os sanitizantes utilizados garantem uma higienização a níveis seguros, ou seja, que reduza ao mínimo a probabilidade de contaminação. Nesta prática, serão desempenhados ensaios para a avaliação de um produto sanitizante à base de quaternário de amônio pela execução do Time-Kill Test. O sanificante utilizado pelo grupo foi a água sanitária (B), que foi diluída em 50%. Soluções desinfetante, neutralizante e pool bacteriano foram transferidas para tubos PBS, além de uma solução de pool bacteriano para controle positivo e outra com água destilada para controle negativo. Todas as amostras foram transferidas para placas de Petri e incubadas a 37°C/48 horas para posterior contagem. O sanificante B apresentou resultados satisfatórios, reduzindo o número de colônias em 99,9%. Comparativamente com os outros grupos, o sanificante A se mostrou mais eficiente.
2. Introdução
A limpeza e a sanitificação são muito importantes e principalmente em indústrias de alimentos. Essa medidas bem utilizadas nos proporciona uma produto com qualidade e segurança. Além de evitar problemas futuros de saúde e consequentemente evitando problemas econômicos, sem contar com a maior credibilidade da indústria e de seus produtos.
Segundo a literatura (NASCIMENTO; DELGADO; BARBARIC, 2010), uma boa limpeza é capaz de eliminar 99,9% das sujidades e o restante, 0,01% é representado pelos microrganismos que são eliminados apenas com sanitizantes.
Em indústrias de alimentos deve-se ter um planejamento de higienização de cada setor, esse planejamento deve ser descrito os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), com cada item do setor e o responsável pela aplicação desse procedimentos além de registros que comprovem a