Eletrônica industrial ii
Eletrônica industrial II
Escola: ETMSL
Curso: Técnico em Eletrônica
Professor: Daniel
Turno: Noturno
Alunos: Waldeir José Oliveira Silva Junio Aparecido
Sumário
TCA 780: - Definição pág. 3. - Funcionamento pág. 3. - Diagrama de blocos pág. 4-5. - Aplicações pág. 5.
Retificadores trifásicos controlados: - Definição pág. 6. - Esquema pág. 6. - Funcionamento pág. 6-10. - Formas de onda pág. 7, 9. - Aplicações pág. 10.
Conclusão pág. 11.
TCA 780
Definição
O TCA 780 é um circuito integrado analógico para gerar pulso e controlar ângulo de disparo de tiristores continuamente entre 0 e 180 em aplicações para controle de tensão saída de retificadores e controladores de fase. Sua estrutura interna e a possibilidade externa de seleção de ponto chaveamento permitem um grande numero de opções de funcionamento.
Funcionamento Compatível com LSI (lógica digital altamente imune a ruído); Consumo interno de corrente, apenas 5 miliamperes; Possibilidades de inibição simultânea de todas as saídas; Duas saídas principais (corrente até 55 miliamperes) e duas em coletor aberto (corrente até 1,5 miliamperes); Uma saída para controle de TRIACs; Duração dos pulsos de saída determinada pela colocação de um capacitor externo; Saída de tensão regulada em 3,1 V.
Diagrama de blocos
TCA 785 (ou TCA780)
Na figura 1 apresentam-se o diagrama de blocos do TCA 785 e seu diagrama de sinais. A alimentação interna do TCA 785 é feita por uma fonte interna estabilizada e que admite ampla variação da fonte externa. Esta tensão é acessível pelo pino 8.O pino 1 é aterrado e ao pino 5 aplica-se a tensão de sincronismo (V). O sincronismo é obtido através de um detector de cruzamento por zero (do sinal CA), seguido por um registro de sincronismo.
Um