Circuito Horizontal TV
Duas principais funções: 1- Produzir alta tensão através do transformador fly back. 2- Fornecer corrente dente de serra para bobina defletora horizontal que fica dentro do yoke que movimenta o feixe eletrônico da esquerda para direita na tela 15.750 vezes por segundo.
Circuito horizontal começa no CI faz tudo que é o maior CI encontrado na TV dentro do faz tudo tem dois osciladores, um horizontal e outro vertical. No horizontal têm um cristal ligado no pino onde produz um sinal numa determinada freqüência e é dividida dentro do CI e sai num pino 15.750 Hz esse sinal sai pequeno do faz tudo e precisa ser amplificado. No transistor pré o sinal aumenta e vai pra o primário do transformador driver e sai no secundário e vai para base do transistor de saída horizontal que é um chaveador, quando ele recebe o sinal na base ele conduz e corta 15.750 vezes por segundo. Notasse que no coletor já tem os pulsos bem maiores esses pulsos vão para o fly back onde os pulsos no primário são induzidos no secundário retificado por diodos internos e triplicado de tal modo que na saída do fly back na chupeta tem uma alta tensão de 25.000 volts que serve para funcionar o tubo. Esse mesmo sinal que sai do transistor horizontal vai para a bobina do yoke bobina defletora essa bobina cria um campo magnético que vai movimentar o feche da direita para esquerda. No fly back tem além dos diodos triplicadores dois potenciômetros, um deles fornece a tensão de foco em torno de 7.000 volts para o televisor focalizar a imagem e tensão de screen para controlar o brilho da tela, uma vez que se ajustam esses potenciômetros não se mexe mais.
Identificando o circuito horizontal
O primeiro passo e achar o fly back que é o transformador que tem os diodos e os dois potenciômetros esse transformador fica na parte de baixo a direta do esquema. A esquerda do fly back tem o transistor de saída horizontal nele tem um diodo embutido esse diodo é de proteção,