Diagrama de blocos
Sintonizadores – Tuner’s TV
Os sintonizadores ou tuner’s, são os dispositivos responsáveis pela recepção do sinal de rádio frequência que transporta o sinal de televisão. São circuitos que funcionam com altas frequências, encontram-se por isso dentro de blocos com blindagem para não serem afectados por interferências exteriores. Este circuito permite poucas possibilidades de reparação, normalmente é concebido com tecnologia SMD o que limita consideravelmente a sua reparação. Para descartar avarias nesta área verifica-se os terminais de alimentação e funcionamento normal do dispositivo.
AGC Controlo Automático Ganho CAG
Um sistema Receptor de Rádio Frequência que funciona a partir de um sinal fornecido por uma antena deve ter um sistema para controlar o ganho. Isto é necessário para que o sinal captado pela antena possa apresentar grandes flutuações de nível de amplitude provocada por inúmeros factores externos durante o percurso (temperatura, humidade, estática, obstáculos moveis, …), este conjunto de factores influencia o nível de sinal recebido, há por isso necessidade de ter um sinal estável que possibilite a recepção constante e sempre o mesmo sinal de utilização. A utilização de um amplificador de RF com um ganho fixo, no caso de TV, a imagem tivesse variações, o som tivesse variações. A variação de nível do sinal de entrada, pode atingir variações na ordem das 1000 vezes. Os sistemas de RF, têm dois blocos distintos:
TUNER – Que faz a selecção e sintonia do canal desejado. FI – Amplificador de frequência intermédia fixa, que faz a amplificação do sinal seleccionado pelo TUNER.
Blocos do AGC
Todos os circuitos geram ruídos, porém para uma avaliação mais exacta da perturbação, consideramos a relação entre o sinal e o ruído, assim, quanto maior for essa relação (sinal> ruído) menos perturbador será. O TUNER é o componente mais crítico nesta cadeia porque funciona a partir de sinais com