geometria plana
Geometria espacial: conceitos básicos
A palavra Geometria vem do grego e significa medir a terra. Seu surgimento está ligado ao cotidiano das civilizações egípcia e babilônica, por volta do século XX a. C. Estava relacionada, por exemplo, ao plantio, construções e movimento dos Astros e era muito utilizada para o cálculo de áreas e volumes.
Já a palavra espacial não se refere ao espaço sideral ou a algo sofisticado, complexo e de difícil compreensão.
Pelo contrário, ela se refere ao mundo em que vivemos, com suas três dimensões: altura, largura e comprimento.
Também serve marcar a diferença entre a geometria no mundo de três dimensões – ou, no “espaço” – e a geometria no mundo de duas dimensões – ou no “plano”. Assim, geometria espacial e plana poderiam muito bem se chamar, respectivamente, geometria tridimensional (ou em 3 dimensões) e geometria bidimensional (ou em 2 dimensões).
Esclarecidos os termos principais, a gente pode utilizar os exemplos que vimos anteriormente para conhecer alguns objetos matemáticos importantes e que farão parte do nosso bate papo ao longo de toda essa unidade. Vamos lá?
Se você imaginar o objeto representado a seguir, que possui apenas duas dimensões, se estendendo infinitamente em todas as direções, você visualizará o conceito matemático primitivo de plano.
Figura 6: O objeto representado, se estendido infinitamente para cima, para baixo e para os lados esquerdo e direito, permite visualizar o conceito de plano.
Já o se você imaginar o objeto unidimensional como o representado aqui também se estendendo infinitamente para ambos os lados você terá a noção do conceito matemático primitivo de reta.
Figura 7: O objeto representado, se estendido infinitamente para os dois lados, permite visualizar o conceito de reta.
E o objeto sem dimensão? Imaginou desta maneira?
40
Figura 8: O objeto representado, se abstraído de suas já pequenas altura e largura, permite visualizar o conceito de ponto.
Esse