CIPA NR 29
COMO É FORMADA A
CIPA DA NR 29
RIO DE JANERIO 2015
Introdução
CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.
Ela é composta de representantes dos Empregados e do Empregador, seguindo o dimensionamento estabelecido, com ressalvas as alterações disciplinadas em atos normativos para os setores econômicos específicos.
Objetivos Principais
Realizar inspeções nos locais de trabalho;
Participar de reuniões mensais, com o objetivo de despertar o interesse dos trabalhadores pelas questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho;
Participar das investigações de acidentes do trabalho.
Participar dos cursos de aperfeiçoamento na área de segurança e saúde no trabalho.
Formação da CIPA NR 29
NR 29 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário que tem como objetivos de regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuário.
A CIPA na NR 29 é denominada de CPATP (Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário), tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e até eliminar ou neutralizar os riscos existentes, bem como discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESSTP (Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário), ao OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) ou empregadores. o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda orientar os demais trabalhadores quanto a prevenção de acidentes.
A CPATP será constituída de forma paritária, por representantes dos trabalhadores portuários com vínculo