Gua II
a) Explique o fenômeno do ciclo hidrológico da água.
O ciclo hidrológico da água consiste no permanente movimento de mudanças de estado da água em sólido, líquido ou gasoso, ou de posição superficial, subterrânea ou atmosférica, em relação à superfície da Terra. Portanto, por definição, ciclo hidrológico é a descrição do comportamento natural da água em volta do globo terrestre.
O ciclo hidrológico é composto de três fenômenos principais: evaporação para a atmosfera, condensação em forma de nuvens e precipitação. Mais frequente em forma de chuva, sobre a superfície terrestre, onde ela se dispersa sobre as mais variadas maneiras, de acordo com a superfície receptora, escoando sobre a superfície, infiltrando-se e/ou evaporando-se. Este ciclo é essencial para o desenvolvimento da vida na Terra.
b) Qual é a relação que existe entre a quantidade de água do planeta atualmente e o ciclo hidrológico desde a criação do planeta?
A água é o componente mais abundante dos encontrados na natureza e cobre aproximadamente 3/4 da superfície da terra, ou seja, 70% de sua superfície. O esgotamento das fontes de água subterrânea e a poluição dos rios e lagos faz com que muitas regiões padeçam de falta de água. Provavelmente no futuro, a água potável poderá vir a ser a causa de conflitos bélicos no nossos planeta.
2) A superfície da Terra tem a água como seu maior componente. Como se apresenta a distribuição da água no planeta e o percentual disponível para consumo?
Observa-se no Quadro 1 e Figura 1 que, de toda a água existente no planeta Terra, somente 2,7% é água doce. Pode-se também verificar que de toda a água doce disponível para uso da humanidade, cerca de 98% está na forma de água subterrânea (HARTMAN, 1996).
Tipo
Ocorrência
Volumes (km3)