Química quant.
Instituto de Ciências Exatas Departamento de FÃsica e QuÃmica
Experimento 01
Disciplina:QuÃmica AnalÃtica Quantitativa Turma: P1 Professor:Flávio Alunos:Ana LÃdia dos Santos - 25674 Thalita Cristina Alves de Souza- 25151 Data do experimento:11/03/2013
1
Objetivos
Neste experimento foram feitas duas práticas. Na primeira o principal objetivo foi determinar a porcentagem de água presente em uma determinada quantidade de sulfato de cobre. Já na segunda prática almejava-se realizar a aferição de materiais volumétricos através da pesagem de água.
Resumo
A umidade de uma amostra está relacionada com sua estabilidade e composição, e pode afetar o manuseio, a estocagem e a utilidade da substância.Este, entre outros motivos fazem a determinação de umidade uma das medidas mais importantes utilizadas na quÃmica.A aferição de materiais também é essencial para a quÃmica experimental, pois as vidrarias disponÃveis podem ter sofrido alterações em sua capacidade, devido ao modo com que foram manuseadas anteriormente. Colocar uma vidraria volumétrica na estufa, por exemplo, gera alterações em sua estrutura, colocando em dúvida a eficiência de medição do objeto. à nesse contexto que se insere o Experimento 01, que abrange as Práticas 1 e 2, cujo relatório está apresentado neste documento. Palavras chave: Determinação de umidade, Aferição de materiais, Experimento 01.
Introdução
Quando se realiza diversas análises em laboratório, existem fatores como a temperatura local e a pressão do ambiente que podem, de diferentes formas, contribuir no erro da calibração de instrumentos laboratoriais, principalmente as vidrarias que, ao serem expostas a determinadas temperaturas, podem sofrer dilatação no seu material. Na medição de massas, com a utilização e calibração de balanças, deve-se corrigir o erro que o empuxo causa a essa medição. A equação que corrige esse empuxo é dada a seguir: