Administração de materiais
Conceito
A administração de Materiais corresponde, no seu sentido, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias a definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados as atividades operacionais de uma empresa, seja esta de natureza industrial, comercial ou de serviçoss.
Objetivo dos Estoques
Sob o ponto de vista da Administração de Materiais, a finalidade precípua do estoque é alimentar o fluxo produção-venda, de forma contínua e uniforme, de modo que não haja interrupções.
Identificação
É o primeiro passo para a classificação do material e cosiste na análise e no registro dos principais dados individualizadores que caracterizam e particularizam um ítem em relação ao universo de outros materiais existentes na empresa.
Nome Básico: É a denominação mais simples do material e que constitui no ponto de partida para a identificação.
Nome Modificador: É a denominação complementar do nome básico e se destina a estabelecer a individualização de cada um dos ítens portadores do mesmo nome básico.
Classificação de Material
Identificação
Codificação
Catalogação
Conceito
É um conjunto formado por pessoal, estrutura organizacional, normas, procedimentos e, na maior parte dos casos, equipamentos e programas de computador relacionados entre si, voltados para a obtenção, arquivamento, recuperação e divulgação das informações relativas a identificação, codificação e catalogação de materiais adquiridos, aplicados e movimentados por uma empresa.
Objetivos
A) Estabelecer terminologia única que evite duplicidade de interpretações quanto aos principais termos empregados.
B) Criar regras simples e objetivas que permitam a identificação dos materiais e orientem o estabelecimento de padrões descritivos.
C) Avaliar as diversas possibilidades de configuração do código do material, oferecendo alternativas em função de diferentes